Artigos /  A formação e o desenvolvimento acima dos resultados - Herick Pereira



Se analisarmos o contexto de um jogo de futsal, veremos que não é exagero relacionarmos a imprevisibilidade com a essência do jogo.

Por um motivo bastante evidente...

O ambiente do jogo de futsal é um verdadeiro caos, onde toda ação gera uma reação, logo temos um jogo repleto de transições, essa por sua vez, é a parte mais imprevisível do jogo. 
Por tanto, não é exagero afirmarmos, que a imprevisibilidade é um componente considerável no contexto do jogo.

Dito isso, é necessário entender o tamanho da responsabilidade dos treinadores das categorias de base, pois é nossa responsabilidade formarmos atletas que resolvem os problemas deste jogo de forma intuitiva e eficiente.
Nossa ferramenta para formar atletas do mais alto nível são os treinamentos, para isso temos que ter o discernimento de entender algumas coisas; 
- as sessões de treinos não devem privilegiar as repetições dos componentes do modelo ou sistema de jogo.
- a busca incessante deve ser pelo desenvolvimento da tática individual do atleta, fazendo com que ele futuramente consiga "jogar o jogo" de qualquer treinador.
- para isso devemos utilizar as metodologias de treinamento corretas, que proporcionem um ambiente que gere os estímulos necessários para desenvolver o entendimento e percepção do jogo, assim como a técnica aliada a tática.
- os métodos analítico e técnicista podem atender algumas especificidades, entretanto, não devem predominar nos volumes de treino.
- o que deve prevalecer e ser uma constante nas sessões de treinamento são os jogos situacionais, estes utilizados corretamente estimulam de forma significativa o desenvolvimento do atleta como um todo, pois tudo que ele estiver trabalhando estará contextualizado com a realidade do jogo.
- sendo assim, o atleta ampliará sua bagagem cognitiva, resolverá os problemas do jogo de forma intuitiva, potencializará e qualificará sua tomada de decisão e refinará sua execução técnica.

Tendo este entendimento, o desenvolvimento e a formação estarão acima dos resultados e a bola no chão sucumbirá o chutão.

Seguimos, sempre pra frente.

Herick Pereira - Técnico do Sub 15 e 17 do JEC/Krona 

FAN PAGE: https://www.facebook.com/herickpereirafutsal/?hc_ref=ARQFdMx9fZqmJDl_oWvluNbbYp1QIe7TL9He09JnBmA6XTT55V9N-jDbpz0fZXVHXVw